TPM - como amenizar os sintomas


TPM. "Aqueles dias" do mês. Eles são temidos pelas pessoas que convivem conosco, mas ainda mais por nós mesmas, até porque, quem sente tudo isso na pele intensamente somos nós, não é?
E por falar em sentir intensamente, em algumas mulheres os sintomas da TPM são extremamente fortes, impedindo até de realizar coisas normais da rotina e deixando tudo mais difícil (eu estou nesse time). Se você também sofre com os sintomas da TPM ou conhece alguém que passa pro isso, esse post é todinho pra você, recheado de dicas e explicações pra te ajudar a vencer esse periodo.


Por que existem os benditos sintomas da TPM?
Os principal motivo que desperta os sintomas da tensão pré menstrual são as alterações hormonais, e essas alterações interferem no sistema nervoso central, gerando sintomas físicos e psicológicos. Não se sabe muito sobre as origens exatas da TPM, mas parece existir uma relação entre os hormônios sexuais femininos e os neurotransmissores como a serotonina e também as endorfinas, que são as responsáveis pelas sensações de prazer e bem estar.

Quais são os sintomas?
Os sintomas podem ser muito variados, e cada organismo sente de uma forma diferente. Mas entre centenas de sintomas possíveis podemos citar os mais comuns:

Sintomas Emocionais:
- Crises repentinas de choro e tristeza;
- Depressão;
- Irritação;
- Insônia;
- Ansiedade;
- Cansaço;
- Dificuldade de concentração;
- Desmotivação.

Sintomas Físicos:
- Dor de cabeça;
- Sono excessivo;
- Sudorese;
- Enjoos;
- Fome em excesso ou falta de apetite;
- Retenção de liquido;
- Inchaço nos seios;
- Distensão abdominal;
- Acne;
- Aumento da oleosidade no corpo;
- Dores musculares.

Em algumas mulheres esses sintomas desaparecem com a chegada do fluxo, e em outras eles desaparecem apenas no fim do fluxo menstrual.

Como amenizar e tratar?
Antes de tudo - procure um ginecologista. É extremamente importante termos um acompanhamento anual com um médico ginecologista, fazer todos os exames ginecológicos, exames de sangue, exames para checar os hormônios e afins. Tendo um acompanhamento com seu médico ele te dirá o que é melhor e adequado pra você.

Algumas opções são as vitaminas, ácidos graxos e mineiras.
Essas opções mais naturais são ótimas, regulam os hormônios, melhoram a saúde no geral, e ajudam muito a diminuir os sintomas da tensão pré menstrual.
A vitamina B6, a vitamina E, o magnésio e o cálcio precisam estar em dia para evitar que os sintomas fisícos e psicológicos te atrapalhem durante o mês. O mesmo é dito em relação ao ácido gama linoleico, presente no óleo de prímula, e é dele que vamos falar agora.

O óleo de prímula é meu companheiro há um bom tempo, e só de diminuir a quantidade que tomo eu já sinto que os sintomas da TPM pioram. Por isso, mantenho ele em dia, e isso me ajuda MUITO a passar pela tensão pré menstrual de uma forma muito mais leve e saudável.
O óleo de prímula é extraido das sementes da prímula, uma planta originária da América do Norte. Ela é super rica em ácidos graxos, gorduras boas, e possui alguns resultados no corpo humano, como: Controle do colesterol, hidratação da pele, auxílio no controle da pressão arterial, alívio nos sintomas da TPM e menopausa. O óleo de prímula possui ácidos graxos essenciais que o nosso corpo não é capaz de produzir.

Como consumir: O óleo de prímula deve ser consumido com suco ou água, preferencialmente após as refeições principais. A quantidade recomendada precisa ser estabelecida pelo seu médico, mas em média uma pílula de óleo de prímula duas vezes por dia pode gerar os efeitos desejados para uma melhora dos quadros de TPM.

Contraindicações: Não é indicado para pacientes epilépticos.

Pode ser consumido em casos de psoríase, neuropatias diabéticas, hiperglicemia, para dermatite, eczema, esclerose múltipla, artrite, TPM e menopausa, endometriose e suplementação de ômega 6. Porém, SEMPRE, consulte um médico.

Outras atitudes que podem ajudar no combate aos sintomas da TPM:
- No período pré menstrual evite o consumo exagerado de açúcar, cafeina e carboidratos;
- Redobre os cuidados com a sua pele;
- Pratique exercícios físicos que você goste, isso é MUITO importante, e você pode praticar meditações, yoga, caminhadas ...
- Diminua o sal caso você tenha problemas de inchaço nessa época;
- Controle sua agenda, evitando marcar coisas importantes nessas datas;
- Tenha uma alimentação balanceada;
- Consuma chocolate amargo, já que na TPM nossa vontade de comer chocolate é enorme, opte pelo amargo, que contém substâncias benéficas para sua mente e corpo.
- Conviva mais com quem você gosta e evite pessoas e situações tóxicas. 
- Se cuide. Sempre! <3

Nenhum comentário

Postar um comentário