Corona Vírus versus Ansiedade



Um guia para você manter a sua saúde mental funcionando bem em tempos de pandemia. <3
Tenho recebido muuuitas mensagens de pessoas que estão sofrendo com a ansiedade nessa fase que estamos enfrentando. Acredito que essas mensagens cheguem por eu já ter passado por um momento de crises de ansiedade e por ter vencido essa fase. Fico feliz sempre que posso ajudar alguém dessa maneira, mas não estou isenta de me sentir ansiosa, muito pelo contrário. Nos últimos dias eu também tenho me sentindo um pouco "jururu", inclusive, com alguns sintomas físicos. Porém, por já ter passado por momentos onde minha mente não estava controlada, hoje me policio muito mais, e busco o equilíbrio e a saúde mental com muita força.

Tem como não estar ansioso no meio de uma pandemia?
Acredito que não. Estamos enfrentando uma situação nova, jamais vivida antes, onde não sabemos o que vem a seguir. Nossos negócios, nossos empregos, nossas vidas estão sendo afetadas, não é humanamente possível deixar de sentir medo ou ansiedade nessas circunstâncias. MAS, é totalmente possível controlarmos tudo isso e passar por essa fase sem surtar. Vamos juntxs? Separei pra você algumas estratégias que uso em momentos como esse:

Se exercite - Não é porque você está em casa que não pode fazer sua rotina de exercícios, ou, começar uma nova. Tenho feito sempre um pouco de yoga, que nos ajuda a trabalhar o corpo e a respiração. Dance, pule corda, fica a seu critério.

Respire - A respiração consciente e pelo diafragma é MUITO importante. Quando você respira de forma consciente seu corpo relaxa, sua mente se acalma, seu organismo se equilibra e o sangue flui para todos os lugares do corpo. Além disso, a respiração diafragmática ajuda a evitar qualquer crise de ansiedade.

Evite a overdose de notícias - Se você já sabe o que está acontecendo e já sabe o que precisa fazer, é hora de desligar as notícias. Uma overdose de notícias ruins vai de desestabilizar, te deixar ansioso, estressado, triste e, caso vire uma rotina, pode te deixar depressivo. Desligue o jornal e use esse tempo para assistir e ouvir coisas boas. 
Tenho notado que, nos dias em que passo algum tempo vendo jornal a minha energia fica muito baixa, minha disposição despenca! Vamos evitar?

Ouça música - Ouvir música é uma terapia. A música tem o poder de relaxar, tirar o estresse, e pode ser uma ótima aliada nesse momento de isolamento social. Mas qual música ouvir? EU PENSEI EM TUDO, meu bem. Fiz uma playlist pra você, separei músicas gostosas, positivas e relax. Você tem Spotify, então clica aqui para ouvir. Se você tem o YoutubeMusic pode clicar aqui para ouvir por lá.

Tome sol - Talvez não seja possível aquela piscina ou aquela manhã na praia, mas, você pode tomar sol da sua janela mesmo. O sol é a principal fonte de vitamina D, e essa vitamina ajuda seu corpo a absorver melhor o cálcio, combate a depressão, previne diabetes e pode trazer inúmeros benefícios para o sistema imunológico, nervoso, circulatório e digestivo.

Tome banho gelado - Sempre que possível, tome um banho gelado, principalmente quando não estiver se sentindo bem. O banho gelado estimula o sistema imune, alivia o estresse, melhora a circulação, previne a depressão e mantém cabelo e peles mais saudáveis. É importante ir mudando a temperatura aos poucos, sem dar um "susto" no corpo que está quente. (Confesso que essa é difícil para mim, mas, a gente consegue).

Ocupe a mente com coisas positivas - Faça coisas que te proporcionam bem estar. Não vale ficar o tempo todo pensando em coisas negativas, se distraia. Ligue para um amigo, assista um vídeo engraçado, comece uma série boa, organize a casa ...

Use a arte - Desenhe, pinte, leia, escreva. Tudo isso faz muuuuuito bem.

Filmes positivos - EVITE os filmes sobre epidemias, doenças e tragédias. Não é hora disso, pois direta ou indiretamente isso pode te afetar. Esse é o momento das comédias, dos romances, dos filmes leves e gostosos de assistir. Aproveite para maratonar uma boa série ou aquele reality que você gosta.

Medite - Se você nunca meditou, pode começar com as meditações guiadas. Depois, pode ir fazendo isso sozinho, apenas estando focado no momento presente. Te indico no Youtube as meditações da Juliana Goes, e também o aplicativo Zen App, ele tem meditações guiadas para cada situação diferente, vibrações, ensinamentos e muita energia positiva.

Além disso, tenha fé. Cultive bons momentos e valorize as pequenas coisas, aquelas que você já considerava como coisas rotineiras, mas que possuem um enorme valor. Vamos todos os dias repetir que tudo isso é UMA FASE, e que passará. Se colaborarmos uns com os outros, passará mais rápido e de forma menos intensa. Fiz um post no Instagram com essas dicas para você salvar e compartilhar por lá, ta bom? Clica aqui para ver. 

Aproveita e deixa nos comentários o que você tem feito nesses dias. <3






Nenhum comentário

Postar um comentário