Tudo sobre o algoritmo do instagram


O instagram hoje é a plataforma mais utilizada. O alcance de pessoas, a influência, e o poder dessa rede social praticamente ultrapassa o poder de mídia da televisão hoje. MUITA gente consome o instagram, acredita-se que em torno de 800 milhões de pessoas, e ele é extremamente usado por marcas, empresas, lojas e afins. E lá também estamos nós, blogueiras e pessoas que aliam o seu trabalho ao trabalho dessas marcas. 
Para nós que trabalhamos com a internet, é essencial usarmos diversas plataformas, e obviamente, o instagram. O bom uso dele faz com que sejamos notamos por diversas pessoas e diversas marcas, alavancando o nosso trabalho e nos levando á outros níveis de influência. Mas a pergunta é: Você sabe usar o instagram MESMO ?

Hoje vou começar uma série de textos aqui com alguns conhecimentos que eu obtive sobre essa rede social. Vou falar sobre: Algoritmo do instagram, técnicas e estratégias de engajamento. Me siga nas redes sociais ou coloque seu e-mail em "newsletter" para receber em primeira mão.

O que é o algoritmo do instagram?
Antes o instagram funcionava por ordem cronológica, os posts apareciam na ordem em que eram publicados. Porém, com tantos usuários o instagram mudou, fazendo com que as postagens fossem mostradas de acordo com a sua relevância. O algoritmo do instagram HOJE tem como objetivo: Que o usuário encontre o que ele realmente busca em primeiro lugar.
Como ?

Ordem cronológica
Embora o Instagram não use mais a ordem cronológica de postagem como principal, a temporalidade ainda importa. O algoritmo considera que o usuário quer ver o que é novidade, conteúdos recentes, e por isso, ainda que a ordem de tempo não seja algo obrigatório para  a rede, a lógica temporal ainda existe. Por isso, sempre poste conteúdos novos ! Busque criar e trabalhar com assuntos atuais.

Engajamento
O Instagram hoje á rede que mais engaja, por isso, o engajamento é um critério para ter mais engajamento ainda. É notável como uma conta grande cresce muito mais rápido e alcança cada dia mais pessoas, justamente pela lei do engajamento. A interação do público com a sua conta faz com que a plataforma entenda que a sua conta é relevante, produz bom conteúdo e importa para os usuários. Quanto mais, mais. Quanto mais comentários, quanto mais pessoas salvam a sua foto, quanto mais curtidas, mais o seu instagram cresce e vira uma conta relevante, mais as suas postagens são mostradas e para mais pessoas. Nos próximos posts vou falar quais os segredos para gerar engajamento real !

Relacionamento
Sim, migos, o Instagram é realmente uma rede inteligente. Já notou que os stories e os posts do feed de quem você mais gosta, mais se relaciona ou as suas marcas favoritas sempre aparecem em primeiro lugar ? Isso porque a plataforma analisa os perfis com os quais você se relaciona mais, para entender os seus gostos e o que tem relevância para você. Essa análise é feita com base nas suas buscas, nos comentários que você faz, no que você curte, no que você assiste e compartilha.

É verdade os posts que dizem "o instagram não está entregando as fotos"?
NÃO. Esse é um mito. O instagram entrega todas as fotos, porém, com base nesses princípios, não mais seguindo á risca a ordem cronológica, mas levando em conta o relacionamento, o engajamento, a relevância da conta. E também precisamos entender que a rede social está saturada de pessoas, por isso, é impossível vermos o conteúdo de todas as pessoas se seguimos muitas, não é ? 
Porém, essa é uma frase que alguns influenciadores têm se aproveitado para despertar um sentimento de "pena" nos seus seguidores e fazer com que eles entrem no perfil e curta as postagens recentes. Estratégias, né ?

O que pode mudar no algoritmo do instagram? 

Contas Business já tem e podem ter ainda mais destaque. Invista numa conta comercial caso você queira continuar trabalhando e sendo notado na internet. 
O instagram pode analisar o SEU engajamento. Então, além de se preocupar com a interação dos outros na sua conta, observe a sua interação e o seu uso da rede social. 
No futuro, o instagram também pode banir contas que combinam e comprar curtidas, isso poderá ser entendido pela plataforma. 
As curtidas podem acabar em breve, tendo como base o argumento de que a qualidade do conteúdo criado é mais significativa do que o número de reações.


Agora que você já sabe basicamente como o algoritmo do instagram funciona, acompanhe os próximos post's para saber mais sobre estratégias, engajamento, grandes marcas, posicionamento, branding e afins. E não esqueça de me acompanhar por lá. <3

3 comentários:

  1. Amei seu post, entender o algoritmo do Instagram, principalmente quem trabalha com ele é fundamental para ter um bom retorno!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! Amei o seu trabalho magnifico!

    www.karolynferreira.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post e a partilha. É tão bom ver as pessoas ajudarem-se a crescer uns aos outros. Eu não tenho uma conta grande no instagram mas vou vendo as sondagens.
    Um beijinho
    https://www.amariadomar.com/

    ResponderExcluir