Como surgiram os anéis de formatura?


O anel de formatura é uma das tradições em que as joias são fortemente utilizadas para representar algum sentimento ou momento.  Mesmo sendo um costume antigo, um anel de formatura feminino traz até hoje em seu significado a congratulação pela conclusão de mais uma etapa, por isso é dado pelos pais ou familiares do formando.
Além disso, o anel de formatura representa os pilares da profissão escolhida. Por muito tempo o anel era um adereço que continha o símbolo da faculdade ou do curso, hoje em dia, ainda mais as opções de anel de formatura feminino, carregam características atemporais, tendo somente a pedra relacionada à área de atuação.
Nas novas versões do anel há uma pequena gema no centro da peça, podendo ter diamantes ou um corte diferenciado ao redor. Tanto a pedra quanto sua cor são definidas de acordo com o direcionamento do curso, por isso, mesmo que confeccionado com exclusividade, o anel de formatura terá uma gema padrão.
Por exemplo, o rubi é utilizado para Direito, Oficial Bombeiro, Jornalismo e Oficial de Justiça. Enquanto que a esmeralda se associa aos cursos de Medicina, Biomedicina, Bioquímica, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Terapia Ocupacional e Zootecnia por remeter à cura.
Há liberdade também na escolha do metal, como um anel de formatura prata ou de ouro amarelo. A definição fica a cargo de quem irá presentear e do tom que combinará mais com a pedra.

A história por trás do anel de formatura

O anel de formatura começou a ser usado em 1835, em West Point. Os responsáveis pela academia militar da região resolveram presentear seus formandos com essa joia, de forma que marcasse a passagem deles por lá.
A peça, não se sabe se foi produzido um anel de formatura prata ou de ouro, tinha informações sobre a turma e nos anos seguintes foi se atualizando conforme novos estudantes se formavam. No Brasil os cursos tradicionais, como o Direito e Medicina, mantêm esse rito de passagem criado pela única academia militar estadunidense na época.
Depois de mostrar um pouco da história do anel de formatura, deixe nos comentários se você usa essa joia e quem foi que o presenteou. Até mais!

Nenhum comentário

Postar um comentário