Como evitar dentes manchados?


Mostrar um sorriso perfeitamente alinhado e tão branco quanto possível é o sonho de todos. A Ortodontia nos ajuda a alcançar o primeiro objetivo, mas e quanto ao segundo? Como conseguimos evitar aquelas manchas amarelas ou marrons nos dentes? É possível eliminá-los? E impedi-los de aparecer? Através do clareamento dentário e hábitos corretos isso é possível. Saiba mais a seguir:

Por que os dentes mancham?

A análise de porque temos manchas nos dentes é essencial para evitá-las. Em geral, podem surgir por duas razões:
 - As causas genéticas, fazem com que alguns pacientes sejam mais propensos a sofrer manchas dentárias por seu tipo de esmalte e a sensibilidade disso a agentes externos.
- Os hábitos do paciente como certas rotinas podem causar sérios danos à nossa boca. É o caso do tabaco, do café, do chá ou do vinho, que contém componentes capazes de alterar o esmalte dos dentes e conferir-lhe um tom amarelo desagradável.

Como evitar manchas nos dentes

Não há melhor tratamento do que aplicar medidas preventivas para que a mancha não apareça. Você já sabe: "É melhor prevenir do que remediar". Tente seguir estas três dicas para garantir um sorriso mais bonito:
- Higiene bucal. Ser rigoroso com a escovação, usar o fio dental e enxaguante bucal no fim de escovação é essencial para proteger os dentes. Mas você já sabe que isso não é suficiente, você também deve fazer pelo menos uma limpeza dental por ano e ir regularmente a Clínica Odontológica. Essas visitas ajudarão o dentista a detectar qualquer mancha nos dentes prematuramente e evitar que o problema se espalhe.
Verifique seus hábitos. Todos sabem que o tabaco prejudica gravemente a saúde, incluindo a saúde bucal. Os cigarros não apenas aumentam o risco de manchar os dentes, mas também torna mais propensos a halitose e câncer oral. Pare de fumar e, se não conseguir, reduza o consumo ao mínimo possível. E o mesmo vale para café ou vinho. Se você consumi-los, escove os dentes cuidadosamente depois de tomá-los para minimizar seu efeito.
Tratamentos em consulta. Quando todas essas medidas não são suficientes, recorrer ao clareamento dentário, pode ser uma boa solução para remover manchas resistentes. Tenha em mente que o branqueamento é um tratamento de último recurso e que não pode ser feito muitas vezes. Tome como uma solução de resgate para melhorar o estado do seu sorriso, e, em seguida, concluí-lo com uma melhoria nos hábitos que causaram essas manchas. Caso contrário, a situação se repetirá.

Nenhum comentário

Postar um comentário