Como Fazer Doce de Leite



O doce de leite é uma sobremesa popular e deliciosa, que pode ser servida em diversos formatos e até mesmo misturado com outros ingredientes, como o doce de leite com chocolate.

Neste post, separamos duas receitas que vão ajudar você a preparar esse doce. Acompanhe!

Doce de leite tradicional

Você pode fazer o doce de leite tradicional apenas com leite e açúcar. Em uma panela grande, despeje dois litros de leite e leve ao fogo em 180°C, deixando o líquido ferver por 15 minutos.

Depois desse período, acrescente quatro xícaras de açúcar e misture com o leite, mexendo sempre com a ajuda de uma colher de pau.

Após 20 minutos, abaixe o fogo e continue mexendo a mistura. Continue mexendo e depois de cerca de 25 minutos, o doce de leite cremoso está pronto.

Doce de leite sólido

Para produzir o doce de leite sólido a receita é um pouco diferente. Você vai precisar de 700 gramas de açúcar para 1 litro de leite.

Aqueça um tacho de alumínio a 180°C, adicione o leite e deixe ferver por aproximadamente 15 minutos, tomando cuidado para que a fervura não suba.

Depois disso, acrescente o açúcar e mexa bem com uma colher de pau até que ele se dissolva completamente no leite. Continue mexendo por aproximadamente 30 minutos até a mistura engrossar e apresentar uma tonalidade marrom.

Nesse ponto, é hora de molhar as laterais da panela com água, dando um choque térmico. Nesse momento, o doce de leite cremoso muda de textura, ficando mais grosso.

Despeje então o preparo em uma fôrma, deixando-o esfriar por cerca de meia hora. O doce de leite já vai ter adquirido uma consistência mais firme e poderá ser cortado em quadrados.

Se desejar que a consistência fique ainda mais firme, deixe o doce por cerca de uma hora na geladeira. <3

Nenhum comentário

Postar um comentário