Como conseguir as primeiras parcerias


Quem trabalha com as redes sociais sabe que ter parcerias é muito importante.
Elas engajam a sua marca, aumentam o seu tráfego, te ajudam a criar conteúdo, e muitas vezes fecham jobs recorrentes com as suas redes sociais, te ajudando a monetizar o seu trabalho na internet e gerar a sua renda.

Mas, quem está começando com o blog, com o Instagram ou com o Youtube, pode sentir uma certa dificuldade para fechar parcerias. Por isso, eu trouxe hoje algumas estratégias simples que eu usei para fechar as primeiras parcerias com o blog e com o Instagram, e algumas dicas para fechar parcerias com sucesso.

Primeiro: Saiba diferenciar as parcerias em permuta e publieditorial.
Na permuta: Você recebe algo da marca, e em troca, divulga o que recebeu.
No Publieditorial: Você é pago para divulgar a marca.
E ainda existem outros jobs que você pode prestar como blogueira. Eu, por exemplo, tenho parceria com uma empresa de publicidade, e todos os meses presto serviços para eles com o meu blog, fazendo guest post (textos de ranqueamento), e sou paga por isso.

Nesse post  falei sobre todas as formas que eu utilizo para ganhar dinheiro com o blog.

Voltando para as parcerias. Agora que você já sabe diferenciar, vem a parte PRINCIPAL para fechar parcerias: Ter o seu Mídia Kit.
O seu Mídia Kit é uma espécie de portfólio, onde você vai se apresentar, apresentar o seu blog ou as suas redes sociais, e colocar dados relevantes para a parceria, como: Um pouco sobre você, seu trabalho na internet, o número de visitas, número de inscritos ou seguidores, alcance, engajamento, e trabalhos que já concluiu com as suas redes sociais. Você pode montar o seu em casa, usando o Power Point ou aplicativos como o Canva, e convertendo sempre em pdf para enviar para os seus futuros parceiros.
Dica: Como nossos dados na internet estão em constante mudança, atualize sempre o seu mídia kit. Também coloque sempre provas no seu mídia, como imagens, gráficos, prints, fotos e afins. Deixe bem profissional.

Após ter o seu Mídia Kit criado, vem a parte de entrar em contato com as empresas.
Quando você está começando, não pode esperar que as empresas cheguem até você. Por isso, tendo um conteúdo bom e números consideráveis, entre em contato com as marcas, apresente o seu trabalho!
Que tal enviar um e-mail para aquela empresa que tem tudo a ver com o seu conteúdo? Se apresente no e-mail, seja profissional, tome cuidado com a gramática, e envie junto o seu Mídia. Foi assim que eu fechei muitas parcerias com o blog.

Exemplo de e-mail para parcerias:

"Olá, equipe da (nome da empresa);

Se você recebeu esse e-mail é porque conheço e admiramo sua marca.
Hoje, através deste, gostaria de apresentar um pouco mais do meu trabalho como blogueira, e me disponibilizar para fechar trabalhos e firmar parcerias.

No (rede social na qual você é mais presente), tenho uma rotina de (conteúdo que você mais cria, pode ser maquiagem, moda, ou qualquer que seja) e etc. O que pode ser interessante para a sua marca.

Estou deixando em anexo o meu mídia kit, com os dados do meu (blog / canal ou instagram ...) e das minha outras redes sociais. Lembrando que, os dados mudam e os números crescem constantemente, por isso, dê uma checada nas nossas redes para conferir.

Agradeço imensamente a atenção e desejo muito sucesso à sua marca.

Att,
(seu nome, link do seu blog, seu @ ou nome do canal)"


Algumas empresas com as quais eu já fiz parcerias:
Permutas: Dove, Embelleze, Bom Suplemento, Amend, Hershey's, Gorila's Clube, Loreal, Ikesaki, alguns salões de beleza e afins.
Publieditorial: Goomark, Retox, e algumas lojas de acessórios, roupas e afins.

Procure empresas que REALMENTE combinem com o seu público e conteúdo. Demonstre interesse verdadeiro, curta as fotos da empresa, esteja por dentro dos assuntos, se dedique. Dessa forma, você ganha mais chances de fechar outras parcerias, e torná-las fixas.

Gostou do post? Coloque seu e-mail na caixinha ali em cima, para receber novidades em primeira mão. <3 

Um comentário: