Autoconhecimento



O autoconhecimento é uma processo interno e eterno, é uma busca diária, é uma observação e uma carga de questionamentos que acontecem todos os dias. Hoje me bateu vontade de falar sobre esse assunto e de perguntar: Como você busca o autoconhecimento? 
Vou falar um pouco sobre como eu busco, sobre alguns processos que eu passei e sobre a importância de conhecer de fato quem somos.

Acho que eu devo começar dizendo que esse processo é eterno, justamente porque eu acredito que nós mudamos muito ao longo da vida, o natural é evoluir, expandir, sofrer diversas metamorfoses. Quanto mais conhecemos, quanto mais passamos por situações distintas na vida, mais nós mudamos, mais a nossa mente se amplia e as nossas ideias são modificadas. É aí que precisamos constantemente nos questionar, saber para onde vamos, quais são os próximos passos de acordo com a nossa essência, qual ideia vale a pena mudar, qual crença vamos abandonar, por onde vamos começar a ir, qual atitude vamos deixar para trás, enfim, um aglomerado de coisas que fazem parte da nossa existência.

Algumas coisas me despertaram a necessidade de me conhecer mais, uma delas foi ter passado pela crise de ansiedade.
Eu tinha por volta de 17 anos quando ela chegou, e quem já passou por ela sabe exatamente como é perder o controle do corpo e da mente. Demorou um tempo até que eu descobrisse que tudo aquilo que eu sentia poderia ser controlado pelo poder dos meus pensamentos. Precisei passar por todos os médicos e exames possíveis, ouvir de todos eles que meu corpo estava perfeito, parar incontáveis vezes no pronto socorro, até todos me diagnosticarem com ansiedade. Eu iniciei a terapia e foi a melhor atitude que eu poderia ter tomado, aceitei essa ajuda e inicie uma jornada de conhecimento do meu corpo, das minhas ideias, da minha mente, da minha respiração. Aprendi a analisar os meus pensamentos, a me compreender, a ter o meu tempo, a respirar, a controlar o meu conteúdo.
A terapia com certeza foi o "start" para o meu autoconhecimento.

Livros. Eu sempre gostei muito de ler, escrever, pesquisar as coisas do meu interesse, e os livros também foram e continuam sendo peças chaves no meu autoconhecimento. Leia livros de assuntos que te interessam, leia livros que podem te ajudar a evoluir como ser humano. Recentemente eu li "O Poder do Agora - Eckhart Tolle", e mergulhei profundamente em assuntos que fazem parte da nossa vida, relacionamentos, ansiedade, a prática da presença, idéias e afins.

Pessoas. Com o tempo eu venho aprendendo que as pessoas com as quais nós convivemos pode ser um fator de grande importância para a nossa evolução ou para a nossa regressão. Existem pessoas que foram amigas e participaram das nossas vidas no passado, e por conveniência e protocolo continuamos mantendo elas por perto, mesmo não fazendo mais sentido. Se nós evoluímos precisamos conviver com pessoas que estão na mesma frequência e energia que estamos. Viva com pessoas que possuem boas energias, boas metas, boas ideias, boas conversas, que sejam pessoas leves, que querem o seu bem e que te impulsionam a ir para frente, deixe para trás quem não faz mais sentido ou quem apaga a sua luz.

Rotina. Eu tenho tentado manter uma rotina mais saudável, sem extremismos. Ainda tenho MUITO para evoluir nesse sentido, muito mesmo. Mas, tenho mantido uma rotina de exercícios, (o que era quase impossível para mim), sempre comi todos os legumes, vegetais, frutas, sem reclamar de nenhum, e continuo assim, inclusive colocando na alimentação algumas coisas que eu descobri que são necessárias. Ainda não tirei o fast food, o sorvete, o chocolate, eles ainda fazem parte dos meus finais de semana, mas eu não sou a favor do extremismo e acho que sempre podemos nos permitir um pouco. Manter uma rotina que dedique um cuidado do seu corpo é importante, ele é sua casa e é essencial cuidarmos dela. É impossível cuidar da mente sem cuidar do corpo, e aqui eu não falo de padrões de estética, mas sim de se olhar com amor, de saber o que você precisa. Eu acho um máximo quando consigo correr muito na esteira, é um sentimento super novo pra mim, porque quando eu passei pela ansiedade era praticamente impossível fazer algum tipo de exercício, hoje eu dou muito mais valor á essas pequenas coisas, sabe? Pequenas coisas podem significar grandes conquistas na sua vida. O que você tirar ou inserir na sua rotina?

Sonhos e intuições. Quando a gente começa a se conhecer mais, a mergulhar nas nossas questões, em nossa mente, em tudo o que permeia o nosso universo particular, nos deparamos com os nossos sonhos, e eles dizem muito sobre nós! Seus sonhos mostram pelo o quê o seu coração vibra, suas intuições mostram para onde você deve ir. No fundo, sempre temos várias respostas sobre a nossa vida, mas como está "lá no fundo", precisamos mergulhar na nossa identidade para descobrir. Tire um tempo para fazer as suas metas, a sua listinha de "desejos", a sua lista de "próximos passos" para alcançar tudo o que você quer. Se está no seu coração é sua missão buscar.

Ultimamente tenho lido sobre signos e personalidade e é incrível e absurdo como faz sentido. Não acredito em horóscopos que dizem "o que vai acontecer amanhã", mas acredito em cada signo relacionado a nossa personalidade, relacionado a lua, ao tempo, ao Universo. Me ajuda a entender meu humor, situações da rotina, meus desejos e ressignifica muita coisa para mim. Por que estou contando isso? Só para dizer que, se existem algo que é bom, que não faz mal a você e a ninguém, e que te ajuda a se conhecer, aposte nisso.

Meditação. Seja uma oração, seja uma reza, seja uma meditação guiada, seja o ato de parar para respirara e se ouvir, seja um momento que você tira para estar de fato presente, ausente das suas preocupações, seja no modelo que você quiser, mas que seja! Medite!

Enfim, se conheça! Conhecer a sua mente, o funcionamento do seu corpo, as suas necessidades, os seus excessos, conhecer os seus sonhos, os assuntos que regem a sua vida, é MUITO importante. Eu diria que talvez uma das coisas, ou a mais importante. Você nunca vai saber como lidar com outras pessoas, com situações distintas da vida, se não souber primeiro quem você é, o que você busca, como você pode se melhorar e então melhorar o mundo a sua volta. Esse é um processo que vai durar a sua vida toda, mas que tende a te melhorar dia após dia, vai tornar a sua vida mais leve e mais gostosa de ser vivida. <3

3 comentários:

  1. Venho num processo de autodescoberta faz 2 anos. A cada dia descubro mais sobre mim. Sempre tento me observar, o porquê dos meus sentimentos e comportamentos e o significado pessoal dos meus sonhos (geralmente relacionados a preocupações). A terapia ajudou muito nesse processo!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Que texto lindo, eu achei simplesmente maravilhoso. Parabéns! Amei seu blog, voltarei mais vezes, você tem um talento de escrita incrível.

    Beijão!
    Lumusiando

    ResponderExcluir
  3. Eu estou na minha autodescoberta tem 2 anos e 4 meses. A cada dia fico surpreendida das coisas sobre mim. Percebo que sou muito mais do que imaginava. E eu estou gostando disso. Texto lindo.

    Ótimo post!
    Blog da Juh
    Instagram @blogjulianarabelo
    Facebook

    ResponderExcluir