Engajamento no Instagram



No último post falei sobre o Algoritmo do Instagram, e dei uma aula para aprender de uma forma super simples sobre ele, e hoje vou falar um pouquinho sobre engajamento e sobre algumas "news". Lembrando que eu não sou nenhuma expert nisso, apenas gosto de aprender sobre os assuntos nos quais eu estou inserida e nas plataformas onde eu posso desenvolver o meu trabalho aqui na internet, e gosto mais ainda de compartilhar com vocês para que vocês possam aprender junto comigo, todo mundo cresce, todo mundo aprende e todo mundo fica feliz !

A lei do engajamento faz parte do algoritmo do instagram, ele usa o engajamento como método para gerar mais engajamento ainda para uma determinada conta. O instagram detecta quem produz conteúdo e detecta como é a resposta á esse conteúdo. Funciona assim:
Você publicou uma foto - assim que ela foi publicada é o momento exato para trabalhar nela. Nesse momento você precisa que ela seja impulsionada para que alcance mais pessoas, se você possui muitos seguidores isso é feito de forma natural, as pessoas ativam as notificações, visualizam sua foto, curtem, comentam, salvam e compartilham, ao fazer isso o Instagram entende que é uma publicação importante e faz com que ela alcance mais pessoas. Mas se você ainda não tem muitos seguidores, o que você pode fazer ? Gerar o seu engajamento ! Amigos, contas de pessoas intimas, avisem á eles que você postou uma foto nova e peça para que essas pessoas mais próximas interajam com essas fotos. Entre em grupos de interação com pessoas que possuem intuitos e dados parecidos com os seus. E o principal: Produza um bom conteúdo, uma boa resolução, cores pensadas, um bom feed, boas legendas, tudo isso em conjunto garantem retorno para a sua publicação e para a sua conta. 

Consistência:  O Instagram também detecta a consistência, a frequência da sua conta. Você posta quantas vezes por semana ? Produz quantos stories por dia ? Interage nas publicações de outras pessoas? Segue pessoas ? Busca conteúdo ? Tudo isso é levado em consideração. Se você posta um bom conteúdo com frequência (em média 3 á 4 publicações por semana no feed e stories diariamente), e também investe um tempo em interagir com outras contas parecidas com a sua, automaticamente a plataforma entende que você é um bom produtor de conteúdo, se você alia isso á essas dicas de engajamento que eu dei, um bom caminho já está andado para o crescimento da sua conta. 

Hashtags: Como sua foto pode ser achada por pessoas que ainda não te seguem ? Uma ótima forma são as hashtags, mas é preciso muito cuidado para usá-las. Diversas vezes eu queria achar algo no instagram e procurei por tags, dessa mesma forma muitas pessoas me acham e podem te achar. Como usar: Use sempre tags que tem a ver com a sua publicação, nunca use tags que fogem totalmente do assunto. Use SEMPRE nos comentários, faça um comentário assim que postar a foto, com todas as tags selecionadas previamente, NUNCA junto com a legenda. Uma ótima dica é o site Display Purposes: Você coloca uma palavra chave da sua publicação e ele te mostra todas as tags mais bombadas do momento para você copiar e colar. Faça isso e analise os dados depois, perceba quantas impressões vieram das hashtags. 

Localização: Outra forma de pessoas que não te seguem te encontrarem, a localização. Você não precisa colocar exatamente o nome do restaurante onde está, da loja, do shopping, mas coloque a localização da cidade. Isso é ótimo, porque faz pessoas te encontrarem e até empresas que atuam na região que você está e buscam parcerias podem te achar. 

NEWS - Os likes vão acabar ? 
Há rumores de que as curtidas no instagram vão acabar. Pelo visto, apenas você poderá ver o tanto de curtidas que uma publicação teria, mas os seus seguidores não. A justificativa de fontes é que a plataforma quer que os seguidores de alguém foquem no conteúdo que a pessoa compartilha, e não no número de curtidas que a postagem possui. Eu achei uma ÓTIMA ideia, porque creio que popularidade e influência são coisas totalmente diferentes, e hoje com tantos aplicativos de "likes" é quase impossível saber quem tem curtidas reais.
O que eu acho que vai mudar:
Os stories serão mais vistos, mais usados e mais pagos pelas empresas que trabalham com influenciadores.
As pessoas que trabalham com a plataforma criarão mais conteúdo significado.
O que você acha da novidade ?

De qualquer forma, se você quer continuar trabalhando com a plataforma, produza conteúdo original, bem elaborado, previamente pensado, mas também se dê liberdade para ser verdadeiro. Acho que isso é algo que destaca as pessoas no Instagram hoje: A sinceridade, a personalidade, a originalidade. Muitas pessoas podem produzir conteúdo no mesmo ramo que o seu, mas ninguém, além de você, é você mesmo. <3

Tem alguma dúvida ou sugestão ? Deixe aqui nos comentários. Acompanhe os próximos post sobre o Instagram, me siga por lá (@amandagabriielle) que eu sempre aviso quando tem algo novo aqui, e também deixe seu e-mail ali do lado em "newsletter" para ser notificado quando eu publicar texto novo. 
Espero que tenha gostado das dicas, um beijo ! 


Nenhum comentário

Postar um comentário