Mídia Kit Profissional


Pouco tempo atrás fiz um post ensinando á trabalhar com blog (esse aqui), e também fiz um post logo em seguida falando sobre parcerias para blogueiros e blogueiras, o que é essencial pare crescer e ganhar muitas vantagens nesse meio (post sobre parcerias). Em ambos os post's eu falei um pouco sobre o mídia kit, que é o seu portfólio, a sua carta de apresentação para pessoas e empresas importantes. Assim como provavelmente você tem o seu currículo, quem trabalha com a internet tem (e precisa ter) o seu mídia kit. 

O que contém no mídia kit
Nele contém dados sobre você, o trabalho que você desenvolve na internet, o seu alcance, seus números, suas parcerias já estabelecidas caso você já tenha, os serviços que você presta, detalhes sobre o seu poder de influência através do que você faz.
Pode conter, mas não é necessário: Valores. Não é necessário justamente porque, se você leu o texto sobre parcerias, entendeu que nem toda parceria é paga, a empresa pode querer fazer uma permuta com você, tornando desnecessária sua apresentação de valores. Nesse caso, se você quiser, pode montar um mídia kit só falando sobre valores, e se for solicitado por alguma empresa, só então você envia o arquivo.

Criar um mídia kit profissional é uma tarefa que você pode sim, terceirizar e pagar para que alguém faça pra você, mas saiba que quando você mesmo cria o seu mídia kit você ganha muitas vantagens, por exemplo:

  • O mídia kit é algo que você precisa atualizar pelo menos 1 vez ao mês.
Na medida que os seus números mudam, você precisa atualizar o mídia, e se você pagou alguém para montá-lo pra você, provavelmente você encontrará mais dificuldades.
  • Você não paga para criá-lo por conta própria
Quer benefício melhor do que esse ? Diversas plataformas permitem que você monte o seu mídia com todo capricho, profissionalmente, sem precisar gastar nada com isso.
  • Ele fica exatamente como você quer
Montar o seu mídia faz com que você deixe ele a cara da sua marca, coisa que nem sempre acontece quando você paga alguém para executar isso pra você.

Meios de criar o mídia kit:
  • Power Point
Você não leu errado. O Power Point que você usava para apresentar trabalhos na escola é muito útil no meio digital. Eu criei o meu através do Power Point e ficou exatamente do jeito que eu queria. O seu único trabalho será personalizar as fontes, as fotos de fundo (devem conter imagens da sua marca / do seu trabalho, e também podem conter de um banco de dados livre (ex: unsplash). Não esqueça - após montar o seu mídia kit no power point converta ele em PDF antes de enviar para alguém, se você mantê-lo em PP quem receber poderá alterar o seu trabalho, então sempre converta em PDF antes. Existem diversos sites na internet que fazem essa conversão gratuitamente e em menos de 3 minutos. Salve o arquivo original em PP para alterá-lo quando for preciso, e o arquivo já convertido em PDF pode mantar via e-mail para todos os destinatários que você deseja se apresentar.
  • Canva
Eu descobri o Canva á pouco tempo, e como eu gostaria de ter conhecido essa plataforma antes. O Canva é um site de design gráfico que contém APP para celular, perfeito para criar tudo o que você pensar em imagem para a internet. Nele você cria banners, cartão de visita, logotipo, panfletos, propagandas para todas ás redes sociais, imagens para os stories, entre diversas coisas, como o mídia kit. A maioria dos recursos são gratuitos.

E como eu sempre deixo várias opções pra vocês aqui, vou deixar um curso para que você fique profissional no assunto mídia kit, criações e blog. Ele foi criado pela Youtuber e blogueira Jéssica Belcost e contém diversos vídeos práticos ensinando TUDO sobre esse universo. O melhor é que é bem baratinho (39,90) e te dá certificado. <3 CLICA AQUI pra acessar ele e tirar suas dúvidas.

Gostou das informações ? Já criou o seu mídia kit ? O meu me ajudou á fechar muitas parcerias incríveis. 

Nenhum comentário

Postar um comentário