5 avanços no combate ao Câncer de Mama


O câncer de mama é um é dos tipos mais frequentes, respondendo a 28% dos casos no Brasil. Apesar de atingir também homens, a doença é muito maior entre as mulheres.
Por isso, além do auto-exame, realizar a mamografia digital a partir dos 40 anos é uma das formas de se cuidar e prevenir. Ao longo dos anos, alguns avanços estão sendo realizados no combate ao câncer de mama.
Vamos conferir 5 deles neste artigo.

1 – Terapia celular adotiva

Também conhecida como Cart T cell, trata-se de uma terapia que usa as células de defesa do paciente para destruir o tumor. Os linfócitos são retirados e modificados em laboratório e, em seguida, voltam para o paciente.
Esse tipo de terapia tem apresentado excelentes resultados no combate ao câncer.

2 – Biópsia líquida

Outra tecnologia de destaque no combate ao câncer de mama e demais espécies da doença é a biópsia líquida, que usa amostras do plasma sanguíneo para identificar mudanças genéticas.

3 – Adenectomia mamaria

"Indica-se muito uma cirurgia onde a parte central da mama é retirada, mas não a papila e aréola. Então, introduzimos o silicone para reconstrução da mama", afirma o especialista.
Essa cirurgia, chamada adenectomia mamaria, vem obtendo resultados estéticos cada vez melhores, fazendo com que a mulher tenha menor impacto emocional com o tratamento do câncer.

4 – Inteligência artificial para resultados de mamografia

Essa tecnologia pode interpretar os resultados da Mamografia 30 vezes mais rápido, além da precisão de 99%. É um software que também traduz as informações contidas nos prontuários.
Isso reduziria, por exemplo, possíveis biópsias que são feitas, muitas vezes, sem necessidade.

5 – Medicamentos

Os remédios inibidores de checkpoint imune agem de modo a bloquear para que as células cancerígenas não escapem do sistema de defesa. Esse tipo de medicamento trabalha para que o sistema imunológico seja capaz de combater o tumor.

Vale lembrar que, como essas tecnologias ainda estão em testes e outras nem chegaram ao país, a melhor forma de prevenir o câncer de mama é realizando o auto-exame e a mamografia.

Nenhum comentário

Postar um comentário