Como manter o ambiente do seu Pet mais limpo

              


Quando um bichinho chega à família é só alegria, mas como todo mundo da casa, ele merece cuidados que vão do banho semanal a limpeza do ambiente para evitar doenças virais, por bactérias e até parasitas. Uma das formas de amenizar a sujeira é usar tapete higiênico pet.

O tapete higiênico pet pode ser inserido na rotina tanto do gato quanto do cachorro, e ambos precisam ser acostumados com o adereço desde novinhos, assim fazem as necessidades em um lugar só. Além do tapetinho, existem outras dicas que ajudam a manter o ambiente do seu pet mais limpo, leia a seguir:

1 - Uso de produtos produtos veterinários: mais segurança para o pet
Uma boa limpeza da casa começa com a escolha de produtos. Os mais indicados são os específicos para cuidado animal, porque são mais adequados para a pele dos bichinhos e mais fortes no combate às doenças que acometem a ele.

Feito isso, procure fazer limpezas mais leves toda semana, se possível mais de uma vez, para tirar o mínio da sujeira. Já as limpezas profundas, devem ser feitas pelo menos uma vez ao mês, incluindo desde limpar o chão com água morna até as cobertas e panos da caminha do animal. Se em sua casa você tem tapete higiênico para cachorro ou caixa de areia para gatos, descarte os dejetos diariamente.

2 - Tapete higiênico pet ou areia para gatos: necessidades no lugar certo
Se o seu pet é adestrado e faz xixi e cocô em um lugar só, fica mais fácil manter os ambientes limpos. A melhor forma é ensinar quando são pequenos, principalmente os cachorros; nas lojas você encontrará tapete higiênico pet descartável e reutilizável, nesse momento comece pelo descartável, porque ele fará as necessidades em vários lugares até se acostumar e pode rasgar o tapetinho. 

Quando estiver habituado, mude para o reutilizável, caso queira. A principal vantagem do tapete higiênico para cachorros é praticidade de retirar sujeiras, diferente do jornal, o tapete higiênico pet é mais grosso e não vaza.

A areia para gatos tem a mesma função e amenizam o odor das necessidades. Além disso, o próprio gato irá esconder suas necessidades dentro da caixa e areia. Para saber mais sobre os tipos de areia para gatos, leia o artigo "Cuidando da limpeza e saúde do seu pet".

3 - Lugar de xixi versus lugar de comer
Por mais que seu pet só coma ração, é preciso lavar o comedouro e bebedouro diariamente, tanto para não deixar comida velha nos potes quanto para afastar insetos. Ao fazer a higienização, separa uma bucha exclusiva para isso e use detergente neutro ou sabão de coco.

Evite também deixar o comedouro e bebedouro muito próximos do tapete higiênico pet ou caixa para gatos, impedindo ao máximo o contágio.


Nenhum comentário

Postar um comentário