domingo, 20 de agosto de 2017

Empoderamento ?



Imagem relacionada


Falo tanto sobre isso aqui, uso tanto essa palavra, empoderamento.
Importante, essencial. 
Mas algo me fez refletir do quanto deturpada está essa palavra. 

O que é empoderamento pra você ? O que te empodera ? O que te remete a poder ?

Hoje a mídia prega que ser empoderado é ser alguém que se rende as suas vontades, que escolhe o que quer, que faz o que quer. 
"Dono da verdade. Não ouça os outros. Se desprenda de princípios, isso é bobagem. Busque prazer. Seu corpo, suas regras. Os mais velhos não sabem de nada, são desatualizados. Família é quem você escolhe. Não seja quadrado, não siga todas as regras. Nada é ilícito se te faz bem. Nada é errado se te faz feliz. Amar não dá em nada. Não se prenda a ninguém, seja livre. Seja sexy, não existe vulgaridade. Não se case. Fuja do que é tradicional. Não se case virgem, isso é ultrapassado. Mantenha sua imagem. Seja liberal. Não questione. Não acredite nisso. Não pense demais, só vai ..."
E sem perceber, as pessoas que se "encantam" por essa ideias, estão presas numa ditadura, e eu diria, uma armadilha.

Isso que você chama de empoderamento é escravidão. Escravos da "liberdade", escravos de si mesmos, escravos dos próprios desejos. Muita emoção, nada de razão. Irracional.

Eu vou te contar o que é empoderamento.

Empoderamento é ter poder para não ser escravo de qualquer desejo. Empoderamento é ser rei dos próprios sentimentos, da própria mente, é se dominar. Empoderamento é saber dizer "não" para si mesmo as vezes, porque dizer "sim" é muito fácil, não é preciso nenhum poder para isso.
Empoderamento é saber ouvir a opinião do outro e respeitar.
Empoderamento é ter sim, princípios e defendê-los com amor e respeito. É preciso muita coragem para ter princípios.
Empoderamento é saber que nem tudo é prazer, que terão momentos nada prazerosos e aprender com eles. É pegar as dificuldades e ter PODER para transformá-las em coisas boas. É reciclar-se.
Empoderamento é conseguir estabelecer regras e metas e ter a disciplina de seguir, sem desistir na metade.
Empoderamento é saber separar razão de emoção. Licito de ilícito, e não se render a qualquer coisa.
Empoderamento é em vez de abandonar e ignorar as pessoas que te aconselham, ouvi-las, investir na sua família, não desistir.
Empoderamento é saber que muita coisa é errada sim, e ter poder sobre si mesmo para fugir delas (que trarão consequências ruins, sim !)
Empoderamento é ver que muitas vezes o que é tachado como "ultrapassado" é essencial e tem um significado e um peso extremamente importante.
Empoderamento é ser rígido algumas vezes, consigo mesmo. 
É questionar, é buscar conhecimento, é buscar entender sem julgar, é pensar, é raciocinar, é compreender, é ir atrás, é estudar, é analisar, não aceitar tudo. 

Se empoderar é se amar, e quem ama se disciplina. É saber que você não merece qualquer coisa que uma mera sensação te diga que merece, é saber que você merece mais. É notar seu valor e sua preciosidade, sua raridade, singularidade. Empoderamento é difícil, não é fácil, não é essa coisa que muitos falam, mas é o que poucos tem a coragem, o poder para fazer. 
Se empoderar é se aceitar, mas mudar o que for necessário. 
Não deixe que sua identidade seja ditada pela mídia do séc XXI. Ninguém é tão desprendido assim, ninguém é tão liberal e é feliz, ninguém é tão sem raízes e floresce. Reconheça que seu valor é muito maior do que tudo isso. Reconheça que você é especial demais pra aceitar qualquer coisa e tudo. Selecione o que chega até você. 
Empoderamento é ser seletivo.
Empoderamento é ser senhor da própria mente, não ser escravo dela. É ser rei dos sentimentos, não escravo deles. 
Se empodere verdadeiramente, conheça a Verdade, e empodere pessoas para que elas se amem com as suas características exteriores e busque amor para florescer seu interior diariamente. Para serem felizes, para terem conhecimento e valores, e dar valor para o que realmente é valoroso. Cuidado para não dar valor a futilidade, ignorar as coisas realmente significativas e chamar isso de empoderamento.
Você foi comprado por alto preço, não se venda.

Fuja desse empoderamento que te prende a si mesmo, que te faz escravo do próprio corpo. Que prende sua alma dentro de si. Fuja desse empoderamento que não ter permite pensar, que não te permite ir além. Isso não é empoderamento.

Agradecimento a Ana Rock, (Palankin), que postou no seu instagram um texto que inspirou esses pensamentos e me fez externar aqui no blog o que já havia dentro de mim. 

2 comentários:

  1. ótimo texto, querida ! Isso realmente é muito importante.

    ResponderExcluir
  2. Adoramos seu conteúdo!! E te convidamos a conhecer nossos trabalhos com BLOGS - LAYOUTS COMPLETOS - PÁGINAS - YOUTUBE - MÍDIA KIT - E MUITO MAIS . Esse mês promoção especial 📣 Venha nos conhecer realizamos sorteios e parcerias todo mês
    Instagram @ruthdesignweb clique aqui

    Portfólio clique aqui

    Facebook clique aqui

    Email : ruthdesignweb@gmail.com

    ResponderExcluir