quarta-feira, 21 de junho de 2017

Solitude

Resultado de imagem para solitude tumblr




Hoje as pessoas não conseguem mais ficar só.
Mas não só de solteiro, de status.
Só de sozinho.

É tanta correria pela vida, tanta gente, tanta informação, tantos afazeres, tanta obrigação, que nos esquecemos de como é o silêncio e de quão importante ele é. Desconhecemos mais ainda a solitude.

Paramos muito para ouvir os outros, falamos demais, esquecemos de nos ouvir, pedimos muita opinião, muitos conselhos, questionamos demais, quando o simples ato de silenciar e se ouvir poderia responder tanta coisa.

Ruídos demais. Gente demais. Informação demais. Opinião demais. Quem nunca se sentiu assim? Aquela vontadezinha de se ausentar e ficar a sós por alguns minutos. Não uma ausência triste ou depressiva, mas aquela sumidinha pra se conectar com si mesmo, para digerir a vida, para se conectar com Deus, e não com o wifi.

SOLITUDE NÃO É SOLIDÃO.
"A linguagem criou a palavra solidão para expressar a dor de estar sozinho. E criou a palavra solitude para expressar a glória de estar sozinho."
A solidão é um vazio, é algo depressivo, é a opção de ficar sempre afastado das pessoas. E não é sobre ela que eu vou falar hoje.
A solitude é o prazer da própria presença, é se ausentar por um curto espaço de tempo para se curtir, se conectar, ouvir o que está dentro de você, fazer as coisas que gosta, se aproximar de Deus. 
É conseguir desligar o celular, fechar a porta, e ficar alguns minutos conversando consigo mesmo, sonhando acordado, falando com Deus, ouvindo uma música, curtindo a própria presença.Ou simplesmente ouvir o silêncio, se ouvir, ouvir seus próprios pensamentos, pensar em voz alta com liberdade.

De acordo com o dicionário Michaelis, a palavra solitude é uma palavra de uso poético. Remete a produção de algo novo como apreciação e criação de beleza. Ou seja, a solitude permite o tempo, espaço, liberdade e silêncio para fazer algo útil, para criar, se inspirar. Também permite simplesmente não fazer nada. Permite "por a cabeça no lugar".  Permite desenvolver a espiritualidade. Se aprovar. Silenciar. Se acalmar. Se encontrar.

Você precisa de um momento seu. Seu e de Deus.

As vezes nossas orações são monólogos, onde só falamos. É muito importante falarmos com Deus, desabafarmos, chorarmos, nos abrir, mas eu tenho entendido que também precisamos silenciar na presença dEle para ouvir o que Ele tem a nos dizer, falar sim, tudo o que precisar, mas saber se calar também e ouvir tudo o que Ele tem a dizer. Eu chamo esse momento de secreto, e tento ir para ele todos os dias.
Silencie para escutar o que há dentro de você.
Não tenha medo de se ouvir, também, ta bem? É importante o que você carrega ai dentro.

Acredito que se ficássemos em silêncio mais vezes, ouvindo nosso mundo interno um pouquinho só, acharíamos mais facilmente as soluções. Iriamos parar de pedir tanto conselho e saber as nossas próprias respostas. Teríamos conselhos melhores para dar, para os outros, e para nós.

COMO PRATICAR A SOLITUDE ?

Eu pratico a solitude quando quero ouvi-lO.
Quando fecho minha porta e escrevo meu mundo interno no papel. 
Quando simplesmente fico só, me curtindo, me ouvindo, me conectando com meu eu e com Ele. Diariamente tenho a necessidade de parar por algum momento, ir em qualquer lugar reservado, sem pressa alguma, e conversar com Deus, sabe? Isso tem me feito muito bem !
As vezes quando há muitas pessoas em casa, em todos os cômodos eu vou até o banheiro, fecho a porta e tenho meu momentinho com Ele e comigo. 
As vezes acordo mais cedo, as vezes durmo mais tarde, mas necessito desse tempo a sós com Deus. Necessito conversar com Ele diariamente, só nós dois. Necessito despejar meu eu tão recheado de coisas e de vendavais nEle, que é a calmaria plena em qualquer momento. E sempre que eu faço isso, fico mais leve.
As vezes, durante o por do sol eu vou para a janela mais reservada da casa, ou para um lugar silencioso na rua, e fico conversando com Ele, observando a pintura que ele fez, que cada dia é diferente e me sentindo grata. Sei que nesse momento Ele está mais presente ainda. 

Você não vai se suportar se ficar guardando tudo na gaveta da sua cabeça, tudo vira nó e você vai deixando lá até ela não conseguir mais fechar. Diariamente desate seus nós, diariamente dedique um tempo a você, diariamente fale com Deus, despeje nEle esse excesso que é ser alguém.
Tire alguns minutos e desligue o celular. Tire o telefone do gancho e feche sua porta. Pegue um café, desligue o rádio e a TV, e se escute. O que tem ecoado aí dentro? 
Fale com Deus, a sós, conte tudo pra Ele, pergunte, questione, ria, chore, e espere Ele responder.
Questione-se e responda-se.
Sonhe acordado, planeje coisas bobas, lembre coisas gostosas, ria alto de lembranças suas, ria de si mesmo, fique um tempo a sós diariamente com as pessoas que tanto importam: Deus, e você. Só assim você saberá ficar na presença de outros. Depois você vai estar leve, pronto para aguentar a correria e os ruídos, e sempre voltar, para os seus minutinhos, para Deus e para você mesmo.
Encontre prazer na sua própria presença.
Encontre prazer em, todos os dias exercitar sua fé e falar com Deus.
Encontre prazer em sentar num cantinho, com sua bebida favorita e refletir sobre todas as coisas incríveis que você tem (casa, pessoas, suas refeições, suas roupas, sua vida!).
Encontre prazer em ser você.
Encontre prazer em fazer algo sem postar.
Encontre prazer em parar todos os dias, por alguns minutos e ser você, sem precisar forçar sorrisos, sem precisar se explicar.
Encontre prazer em pensar alto, em cantar sua música favorita escondidinho porque só você se acha afinado.
Encontre prazer em dançar consigo mesmo.
Encontre prazer em viver, em agradecer, em se amar.
Pratique um pouquinho a solitude. Não se isole, por favor. Mas saiba se amar e parar alguns minutos para falar com Deus, nem que seja só para agradecer pela vida, todos os dias. Saiba se dedicar a você sem ficar esperando que alguém se dedique. Saiba praticar a solitude, um pouquinho todos os dias, e você colherá os efeitos maravilhosos desse simples ato diário.
Saiba ficar só, saiba ser um ótimo singular, e você será um plural melhor ainda.

Um comentário:

  1. Menina, tu escreve muito bem! Amei seu texto!

    Seu blog já é sucesso na certa, beijos!

    ResponderExcluir